Itaú é convocado para explicar dívida de R$ 19 bilhões em impostos

Compartilhe nas redes sociais

A CPI da Câmara Municipal de São Paulo que investiga grandes devedores de impostos aprovou na quinta-feira 11 a convocação de representantes de bancos e empresas com débitos bilionários junto ao município. Entre os convocados está o diretor de finanças do Itaú, Gabriel Amado de Moura.

Segundo a prefeitura, o banco lidera a lista de devedores da capital paulista, com cerca de R$ 19 bilhões em tributos pendentes até março deste ano.

A comissão também aprovou convites para representantes do Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal. De acordo com os dados apresentados pela CPI, as instituições acumulam dívidas de R$ 555 milhões, R$ 386 milhões e R$ 922 milhões, respectivamente.

Além disso, vereadores decidiram intimar executivos de empresas que não atenderam aos convites feitos anteriormente. Entre elas estão Meta, Hapvida, Tim e Claro, cujos débitos somados ultrapassam R$ 8 bilhões.

A sessão desta quinta-feira marcou ainda o primeiro depoimento de um dos principais devedores investigados. Representantes do Banco do Brasil, que teria dívida de R$ 2,8 bilhões com o município, afirmaram que a instituição não reconhece os valores cobrados e que a questão é discutida na Justiça.

Após a oitiva, o presidente da CPI, vereador Sansão Pereira (Republicanos), afirmou que os representantes enviados pelo banco não souberam responder a parte dos questionamentos e apresentou requerimento para convocar o chefe de finanças da instituição, Marco Geovanne Tobias da Silva.

Fonte: Revista Oeste

Compartilhe

Bancos

Assuntos

Campanha Salarial-Assembleia Geral Extraordinária

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE PONTE NOVA E REGIÃO, entidade sindical de primeiro grau, inscrito no CNPJ sob o nº 16.878.753/0001-34, por seu presidente democraticamente eleito, CONVOCA todos os bancários dos bancos privados e dos bancos federais, sócios e não sócios, lotados na base territorial do Sindicato […] para participarem da Assembleia Geral Extraordinária da Categoria, que será realizada no dia 23 de junho de 2026, de forma remota/virtual.

Olá, como podemos te ajudar?