Bancários de Ponte Nova e Região aprovam a minuta de reivindicações 2026

Compartilhe nas redes sociais

Ontem 23, em assembleia virtual, os bancários de Ponte Nova e Região  votaram de 08 às 18 horas e aprovaram, por unanimidade, a minuta de reivindicações da categoria para a campanha salarial de 2026, definida no 52º Encontro Nacional dos Bancários e que foi entregue hoje (24), às 14h30, na sede da Febraban, em São Paulo, pela Contec  (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

A minuta da Contec inclui reajuste salarial com reposição da inflação e aumento real, valorização da Participação nos Lucros e Resultados, preservação dos empregos, combate ao fechamento de agências, controle das metas abusivas, atenção à saúde mental e requalificação profissional dos bancários diante das mudanças tecnológicas no setor financeiro.

Na pauta econômica, os bancários reivindicam reajuste com reposição integral da inflação (INPC)  mais 5% de aumento real. A minuta também propõe a adoção do piso salarial calculado pelo Dieese para todos os trabalhadores bancários e aumento nos valores pagos a título de PLR.

A saúde dos trabalhadores aparece como um dos pontos centrais da campanha, passando pelas questões psicossociais, agora também tratadas como exigência da NR-1. A cobrança é para que os bancos adotem programas claros de preservação da saúde, e não apenas medidas voltadas ao tratamento de doenças já instaladas.

O controle das metas também entrou no centro da discussão. Para a Contec, a pressão excessiva sobre os trabalhadores está entre os principais fatores de adoecimento da categoria. Outro ponto destacado foi a requalificação profissional. O setor bancário passa por mudanças aceleradas, com avanço da inteligência artificial, digitalização dos serviços e fechamento de agências. Para os sindicatos, os bancos precisam assumir responsabilidade na preparação dos trabalhadores para novas funções.

Outra preocupação da Contec, conforme foi debatido no Encontro Nacional, refere-se ao fechamento de agências e à sobrecarga das unidades que permanecem em funcionamento.

Com a minuta aprovada, o movimento sindical orienta os bancários a ficarem atentos nas informações de seus sindicatos e que a categoria permaneça mobilizada.

Fonte : SBPNR com informações da Contec

Compartilhe

Bancos

Assuntos

Campanha Salarial-Assembleia Geral Extraordinária

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE PONTE NOVA E REGIÃO, entidade sindical de primeiro grau, inscrito no CNPJ sob o nº 16.878.753/0001-34, por seu presidente democraticamente eleito, CONVOCA todos os bancários dos bancos privados e dos bancos federais, sócios e não sócios, lotados na base territorial do Sindicato […] para participarem da Assembleia Geral Extraordinária da Categoria, que será realizada no dia 23 de junho de 2026, de forma remota/virtual.

Olá, como podemos te ajudar?