28 de Abril – Dia mundial da saúde e segurança no trabalho

Compartilhe nas redes sociais

No dia 28 de abril, trabalhadores de todo o mundo se unem em um compromisso comum: a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho. A data foi criada  em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, no Brasil, também é uma homenagem a Lei nº 11.121/2005, que estabeleceu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

A realidade, porém, exige atenção constante: segundo a OIT, as perdas econômicas decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais representam cerca de 4% do PIB mundial,  no Brasil, isso ultrapassa a impressionante cifra de R$ 200 bilhões por ano. Para combater essa realidade, o Ministério do Trabalho promove a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), que visa sensibilizar empregadores, trabalhadores e toda a sociedade para a importância da prevenção.

Adoecimento ocupacional: quando o trabalho adoece

Nem todo risco é visível. O adoecimento ocupacional, trata-se de qualquer alteração biológica ou funcional — física ou mental,  causada pelo trabalho. Pode resultar da exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos, como poeiras, ruídos excessivos, temperaturas extremas ou contato com vírus e bactérias.

Problemas na organização do trabalho também estão entre as principais causas de adoecimentos. Jornadas excessivas, pressão constante por produtividade e assédio moral são fatores que impactam diretamente a saúde mental e física dos trabalhadores.

Quem trabalha em agências bancárias enfrenta desafios que muitas vezes passam despercebidos. A pressão por metas, o atendimento intenso ao público e a necessidade de manter atenção constante podem gerar um nível elevado de estresse, ansiedade e até doenças físicas, como dores musculares e problemas de coluna. Além disso, ambientes fechados e jornadas prolongadas favorecem o surgimento de doenças ocupacionais. Por isso, as instituições financeiras devem investir na ergonomia, programas de saúde mental e medidas de segurança para proteger seus trabalhadores. 

É fundamental que os trabalhadores tenham um ambiente de trabalho digno, onde não estejam expostos a nenhum tipo de risco, seja físico ou emocional. Seguiremos vigilantes para garantir que todos possam exercer suas atividades com segurança e respeito.” Lourenço Prado, presidente da CONTEC

Fonte: Contec

Compartilhe

Bancos

Assuntos

Campanha Salarial-Assembleia Geral Extraordinária

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE PONTE NOVA E REGIÃO, entidade sindical de primeiro grau, inscrito no CNPJ sob o nº 16.878.753/0001-34, por seu presidente democraticamente eleito, CONVOCA todos os bancários dos bancos privados e dos bancos federais, sócios e não sócios, lotados na base territorial do Sindicato […] para participarem da Assembleia Geral Extraordinária da Categoria, que será realizada no dia 23 de junho de 2026, de forma remota/virtual.

Olá, como podemos te ajudar?