2 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho

Compartilhe nas redes sociais

O dia 2 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho, uma data importante para promover a conscientização e a prevenção de práticas abusivas que comprometem a dignidade e a saúde da classe trabalhadora. 

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), o assédio moral no ambiente profissional é caracterizado como uma forma de violência psicológica, manifestada por meio de condutas abusivas — como atitudes, gestos ou palavras — que expõem o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras. Essas práticas podem causar sofrimento físico e emocional, além de colocar em risco a estabilidade no emprego da vítima.

A imposição de metas abusivas, uma das formas mais recorrentes de assédio moral entre bancários, mantém os trabalhadores do setor entre os mais afetados nas estatísticas alarmantes do MPT

Neste Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, a CONTEC reafirma seu repúdio a toda forma de violência que atente contra a dignidade e a saúde dos trabalhadores. 

Denuncie 

Você pode denunciar casos de assédio moral, inclusive de forma anônima, pelo site do Ministério Público do Trabalho: https://mpt.mp.br. Para registrar irregularidades trabalhistas ou condutas abusivas no ambiente de trabalho, clique no ícone “Denuncie” na página inicial.

Fonte: Contec

Compartilhe

Bancos

Assuntos

Campanha Salarial-Assembleia Geral Extraordinária

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE PONTE NOVA E REGIÃO, entidade sindical de primeiro grau, inscrito no CNPJ sob o nº 16.878.753/0001-34, por seu presidente democraticamente eleito, CONVOCA todos os bancários dos bancos privados e dos bancos federais, sócios e não sócios, lotados na base territorial do Sindicato […] para participarem da Assembleia Geral Extraordinária da Categoria, que será realizada no dia 23 de junho de 2026, de forma remota/virtual.

Olá, como podemos te ajudar?