O Itaú Unibanco anunciou mudanças no regime de trabalho dos funcionários. Após oito anos adotando um esquema de trabalho híbrido, com oito dias de presencial por mês, o banco passará a adotar o presencial quatro vezes por semana para os superintendentes, a partir de janeiro de 2027; e três dias de presencial na semana para os demais cargos, mas apenas a partir do primeiro trimestre de 2028.
O movimento sindical defende que é preciso distribuir os ganhos da tecnologia para todos. Os avanços tecnológicos não podem ser usados apenas a serviço do lucro das empresas, mas devem ser usufruídos por toda a sociedade. E o trabalho em home office, que se tornou possível graças à tecnologia, é um ótimo exemplo de como essa distribuição dos benefícios tecnológicos pode ser feita. Estudos comprovam que o home office melhora a qualidade de vida do trabalhador em diversos aspectos e ainda promove ganhos para a empresa, porque trabalhadores satisfeitos produzem mais e melhor.
Fonte: Movimento Sindical